Restrições Covid levam a vícios:

Relatórios têm saído recentemente sobre as taxas crescentes de dependência desde o início da pandemia Covid-19, e não é nenhuma surpresa. Como as pessoas estão lutando com experiências de incerteza e perda e se sentindo cada vez mais fora de controle em suas vidas, é compreensível que estejam se voltando para a comida reconfortante, o álcool e as drogas para lidar com isso.

É especialmente difícil hoje em dia porque junto com o medo de ficar doente, o medo de nossos entes queridos ficarem doentes, a pressão financeira, o estresse no trabalho e a tristeza pelo que – e quem – perdemos, estamos mais solitários e isolado do que nunca. Uma pesquisa recente da Ipsos mostra que mais da metade da população do Canadá está se sentindo solitária e isolada atualmente.

Paradoxalmente, a melhor maneira de lidar com o estresse é cercar-nos de pessoas que se importam. Em nossa família, nosso círculo de amigos e nossa comunidade, encontramos o apoio que nos ajuda a superar os momentos mais difíceis. Mas quando as restrições da Covid-19 estão nos privando dessa forma saudável de lidar com a situação, inevitavelmente, estamos adotando formas menos construtivas de lidar com nosso estresse.

Chamadas telefônicas e bate-papos por vídeo da clinica de recuperação de dependentes quimicos feminina são melhores do que nada, mas não são o mesmo que reuniões cara a cara. Em parte, é porque não há possibilidade de toque, e o toque nos fornece uma poderosa sensação de intimidade e conforto. Um abraço caloroso, uma mão gentil no ombro, uma carícia calmante – tudo isso está faltando no nosso “novo normal”.

As pessoas estão famintas por toque:

Desde o início da pandemia, muitos de nós vivenciamos a privação do toque. Estamos perdendo os benefícios emocionais e para a saúde mental que o toque suave pode trazer.

Mas, mesmo fora a falta de contato, as pessoas estão mais solitárias e isoladas do que nunca. De acordo com o ex-cirurgião-geral dos Estados Unidos Vivek Murthy, a solidão estava se tornando um problema sério antes mesmo do início da pandemia e agora, com as restrições sociais, está ainda pior. O contato virtual pode ajudar um pouco, mas não diminui a profunda solidão que as pessoas estão sentindo.

Precisamos estar na presença de quem se importa – e é a única coisa que não podemos ter. Então, dado que nossa fonte mais importante de suporte emocional é atualmente restrita, não é surpreendente que estejamos voltando ao vício.

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O que fazemos, então, quando estamos sozinhos, mas não podemos estar com nossos entes queridos? Temos que encontrar outras maneiras de lidar com isso.

Aqui estão minhas duas estratégias simples para lidar com a solidão durante a pandemia:

  1. Gratificação adiada:

A gratificação adiada é a capacidade de adiar nosso comportamento de busca de prazer ou conforto para mais tarde. É a capacidade de esperar pelo que queremos, em vez de nos entregarmos ao momento.

A gratificação adiada é uma estratégia de enfrentamento de alto nível usada pelas pessoas mais bem-sucedidas em nossa sociedade. Usei muito durante a faculdade de medicina. Eu estudaria intensamente para um exame e, depois, me recompensaria com algo legal. Foi assim que consegui superar aqueles quatro anos exaustivos.

CEOs, profissionais e empreendedores de sucesso entendem sobre gratificação adiada. Eles sabem que têm que fazer sacrifícios hoje para uma recompensa amanhã.

Covid-19 é uma situação sem precedentes, mas para aqueles de nós familiarizados com a gratificação adiada, também é uma oportunidade de praticar essa habilidade. Entendemos que temos que agachar e desistir do que queremos no momento, a fim de navegar com sucesso pela pandemia até o fim.

Com gratificação adiada, podemos ter uma visão geral e reconhecer que haverá outras reuniões familiares, outros jogos esportivos, outros jantares no futuro, mas por agora o mais importante é manter a nós mesmos, nossos entes queridos e nossas comunidades seguro, para que nossas cidades possam reabrir e nossas economias possam reiniciar.

Gratificação adiada não é o mesmo que abstinência. Abstinência significa desistir para sempre daquilo que queremos; gratificação adiada significa esperar o momento certo e as circunstâncias certas para finalmente ter o que queremos.

  1. Auto-calmante de sucesso:

Minha outra estratégia para lidar com a solidão das restrições da Covid-19 é a autossuficiência bem-sucedida. Em vez de nos entorpecer comendo demais, bebendo ou usando drogas – o que chamo de “autolimpeza malsucedida” – podemos reconhecer com compaixão nossos sentimentos de mágoa e perda e dar a nós mesmos o verdadeiro conforto emocional de que precisamos agora.

Em meu livro, Emotional Overeating, eu sigo os quatro passos simples para me acalmar com sucesso a fim de me sentir melhor e me livrar de comer demais ou de qualquer outro vício.

Esteja você lutando contra seus desejos ou cedendo a eles, este livro o ajudará a lidar de frente com as necessidades e sentimentos subjacentes aos seus desejos, para que possa vencer os desejos e se livrar do vício de uma vez por todas.

Em vez de permitir que a solidão devido às restrições da Covid o conduzam à obesidade, você pode trabalhar as quatro etapas e se livrar dos desejos para sempre. No livro, eu o conduzo por cada uma das quatro etapas para que você possa obter o máximo do processo.

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As quatro etapas para superar o vício são:

Enfrente suas necessidades e sentimentos de frente

Lamente suas mágoas e perdas

Dê a si mesmo o amor e a validação que você merece

Silencie a conversa interna negativa

Em meus anos como psicoterapeuta, lidei com inúmeras pessoas que lutaram contra o vício. Eu vi como seus vícios eram a “falsa solução” para suas necessidades emocionais não atendidas e feridas emocionais não curadas, e os ensinei como superar seus vícios dando a si mesmos o amor e a cura de que realmente precisavam.

Superar o vício não era mais uma batalha “um dia de cada vez”, mas sim um simples ato de substituir a “falsa solução” do vício pela solução real encontrada trabalhando as quatro etapas.

A falsa solução do vício:

Outra coisa que discuto no livro é como o vício cria um círculo vicioso de desejo e uso: quando comemos em excesso, bebemos em excesso ou usamos drogas ilícitas, essas substâncias causam a liberação de uma substância química cerebral, a dopamina. A dopamina nos dá uma onda instantânea de euforia, mas também aumenta nossos desejos.

Quanto mais usamos, mais ansiamos, até ficarmos presos no círculo vicioso do vício. Essa é uma das razões pelas quais parar de tomar uma substância pode ser útil para superar o vício.

Mas não podemos parar de comer, então com o vício em comida, a abstinência não é a solução. Temos que lidar com nossos sentimentos e necessidades mais profundos. Para superar o excesso de comida, temos que aprender a nos acalmar com sucesso.

A solidão é dolorosa e prejudicial à saúde mental. A gratificação adiada e a autoconsolação são duas estratégias simples que podem ajudá-lo a superar as restrições da Covid-19 sem sucumbir ao vício.

E se você sentir que é demais para lidar sozinho, por favor, não hesite em entrar em contato com um conselheiro ou terapeuta que pode ajudá-lo a desenvolver essas duas estratégias para enfrentar com sucesso estes tempos difíceis.

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