Estávamos fugindo dos monstros no coliseu. Eu estava andando de triciclo pelas ruas com meu amigo, mas não conseguia velocidade suficiente para fugir. Ao nos aproximarmos de uma colina enorme, eu sabia que, se tentasse pegá-la, caía com certeza. “Está tudo bem”, disse a meu amigo, “estou sonhando e não posso morrer em meu próprio sonho!”. Então comecei a me bater na cabeça na tentativa de acordar e sair desse sonho estressante.

Muitos de nós tiveram experiências semelhantes de consciência que estávamos sonhando durante um sonho. Este é um estado de consciência conhecido como sonho lúcido. E embora possa parecer raro, estima-se que cerca de metade da população tenha experimentado um sonho lúcido pelo menos uma vez na vida, com cerca de 20% da população experimentando-os pelo menos uma vez por mês.

Houve referências a esses tipos de sonhos por escrito desde Aristóteles. Em seu tratado On Dreams, Aristóteles especula por que sonhamos e o que exatamente são. Ele menciona brevemente o que soa como sonhos lúcidos “quando alguém está dormindo, há algo na consciência que nos diz que o que se apresenta é apenas um sonho”.

Mas a primeira exploração real foi escrita pelo Marquês Hervey de Saint Denys em 1867. O Marquês agora é considerado um dos primeiros estudiosos dos sonhos. Em seu livro Es rêves et les moyens de les diriger; práticas de observação (Tradução: Sonhos e maneiras de direcioná-los: observações práticas) ele discute sonhos lúcidos e como realmente controlá-los.

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Uma consciência simples e breve do tipo que experimentei em meu sonho é suficiente para que um sonho seja considerado um sonho lúcido, mas muitas vezes o sonhador deseja explorar como reter essa consciência e, assim, começar a controlar o sonho. No ponto de controle, o sonhador entra em um estado paradoxal de consciência, comportando-se tanto como ator quanto como observador. Muitas pessoas ficam intrigadas com a ideia de poderem controlar seus sonhos. No mundo dos sonhos, é possível transcender a física do espaço e do tempo. Neste trecho de “A neurobiologia da consciência, o sonho lúcido acorda”, o cientista Allen Hobson descreve suas primeiras incursões no sonho lúcido:

“Com certeza, logo estava sonhando e consciente de que estava sonhando; Eu estava lúcido. Pude observar e até dirigir meus sonhos, como Hervey de Saint-Denis. Além disso, como Mary Arnold-Forster, eu também podia voar. Eu poderia fazer amor com quem quisesse; uma prática que se tornou muito popular no início dos anos 1960. Eu poderia até me acordar, para melhor recordar minhas aventuras exóticas de sonho e depois voltar ao mesmo ou a algum comportamento de sonho mais preferível. Essa experiência ajudou a me convencer de que a ciência dos sonhos não era apenas possível, mas extremamente promissora. Não mantive minha lucidez e nunca pensei muito nisso. Apenas recentemente, ficou claro o quão promissor é o sonho lúcido para o estudo da consciência. (p. 42) ”

Mas é real?

Os céticos do sonho lúcido costumam dizer que talvez os sonhadores estejam apenas acordados brevemente, e na verdade não estão sonhando. O psicofisiologista e fundador do Instituto de Lucidez, Stephen LaBerge, publicou alguns dos primeiros estudos neurológicos do sonho lúcido no final dos anos 80. Ele descobriu que os sonhadores podiam se comunicar com o mundo exterior movendo os olhos ou flexionando as mãos em um padrão previamente acordado. Depois de adormecer, uma vez que o sonhador entrava em um sonho lúcido, ele ou ela sinalizava para o cientista observador movendo os olhos para frente e para trás nesse padrão. Depois que o estranho observava o padrão, os estados cerebrais eram registrados usando EEG e comparados com outros estados de consciência.

LaBerge foi capaz de demonstrar que não só é possível esse tipo de comunicação entre sonhador e observador, mas que seus estados cerebrais são claramente os mesmos de uma pessoa que dorme profundamente. Registros de ondas cerebrais mostram que os sonhadores lúcidos estão no estágio REM do sono. O sono REM é o estágio do sono durante o qual é mais provável que os sonhos ocorram e quando a atividade cerebral é caracterizada por alto fluxo sanguíneo cerebral e alta frequência, baixa atividade de amplitude.

Mais do que diversão, terapia com sonhos lúcidos pode ajudar pesadelos

O sonho lúcido é agora considerado pelos psicólogos como uma habilidade cognitiva e, com a prática, quase qualquer um pode aprender a controlar seus sonhos. Além da diversão que se pode ter com esse processo, o sonho lúcido também pode ser útil para a terapia. A terapia do sonho lúcido (LDT) foi desenvolvida recentemente para ajudar aqueles que experimentam pesadelos crônicos.

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Indivíduos que sofrem de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) geralmente enfrentam pesadelos como um dos sintomas. Além disso, aumentos nos pesadelos têm demonstrado levar ao aumento da gravidade do sofrimento psicológico e à pior saúde física. Alguns estudos-piloto de LDT mostraram-se promissores ao ensinar indivíduos com TEPT como sonhos lúcidos e como alterar seus pesadelos para obter um resultado mais positivo. Curiosamente, esses estudos também mostraram que a frequência de pesadelos foi reduzida e o sono ficou menos perturbado, mesmo quando o indivíduo não experimentou sonhos lúcidos.

Isso sugere que apenas sentir que você tem domínio sobre seus pesadelos pode ser suficiente para ajudar a diminuir a frequência deles. Atualmente, a pesquisa nesse campo e a neurociência do sonho, em geral, ainda estão engatinhando.

Como iniciar o sonho lúcido

O processo para começar o sonho lúcido é relativamente simples. O difícil é que é preciso prática e dedicação.

O primeiro passo para o sonho lúcido é treinar o cérebro para se lembrar dos seus sonhos. Quando dormimos, a parte do cérebro responsável por memorizar as coisas fica quase offline. Então, é preciso esforço para começar a lembrar dos sonhos. A melhor maneira de fazer isso é manter um diário dos sonhos. Um diário de sonhos é um caderno que você guarda ao lado de sua cama, no qual anota toda e qualquer lembrança de seus sonhos ao acordar. Com a prática, você se tornará cada vez melhor na lembrança.

O próximo passo é usar pistas ao longo do dia, e a realidade verifica quando você está sonhando. As dicas são outro exercício de treinamento da mente, em que você escolhe algo para ser sua âncora e, toda vez que vê, diz “estou acordado”. Por exemplo, algumas pessoas usam os pés como sugestão. Ao longo do dia, a qualquer momento que você olhar para seus pés, diga “Estou acordado”. Isso pode ajudá-lo a “acordar” em seu sonho. Quando você vê seus pés no seu sonho, você diz: “Estou acordado” por hábito, e então você está acordado no seu sonho. Quando você estiver “acordado” em seu sonho, convém usar uma verificação da realidade para ter certeza de que está sonhando. Isso inclui tentar ler porque o texto geralmente é ilegível ou olhar para um relógio ou relógio, pois o tempo se moverá de maneiras irrealistas.

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Finalmente, uma técnica simples criada por LaBerge é a técnica MILD (sonhos lúcidos induzidos por mnemônicos). Isso envolve repetir uma frase várias vezes antes de adormecer. Exemplos de frases podem ser

“Quando eu sonhar, saberei que estou sonhando”

“O próximo sonho lúcido acontecerá hoje à noite”

“Sonhos lúcidos acontecem facilmente quando eu durmo”

Isso está preparando a mente e é uma maneira bem-sucedida de induzir um sonho lúcido, quando combinado com as outras técnicas mencionadas. Então, para recapitular:

Trabalhe para lembrar dos sonhos, usando um diário de sonhos

Use sugestões diárias e verificações de realidade noturnas

MILD antes de adormecer

Ainda há muita coisa desconhecida sobre a paisagem dos sonhos, seus propósitos e seus significados. Passamos cerca de um terço de nossas vidas dormindo e, em média, cerca de seis anos de nossa vida são sonhados. E, embora os seres humanos tenham se fascinado com o conceito e o conteúdo dos sonhos, ainda não temos idéia de que propósito eles servem. O mundo dos sonhos é um outro reino misterioso que todos compartilhamos. Talvez com o tempo descobriremos que a vida realmente é, como Poe disse, “mas um sonho dentro de um sonho”.